domingo, 8 de dezembro de 2013

VESTIBULAR A BEIRA DE UM COLAPSO.

Por notas baixas, MEC suspende vestibulares de 9 faculdades goianas 
 
 O Ministério da Educação (MEC) suspendeu vestibulares de nove instituições de ensino goianas, que tiveram resultado insatisfatório no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012. A lista com as faculdades foi divulgada no “Diário Oficial da União” de sexta-feira (6).
   De acordo com o MEC, essas instituições foram penalizadas após terem avaliações baixas nos cursos em 2009 e repetirem os resultados em 2012.  Em Goiás, entre os cursos suspensos estão sete de administração, quatro de direito e dois de ciências contábeis. Completam a lista os cursos de secretariado executivo, tecnologia em processos gerenciais e tecnólogo em gestão de recursos humanos.

 Qualidade do ensino
    Para o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de Goiás, Marcos Elias Moreira, o fechamento dos cursos reflete a maneira com que as instituições conduzem a aplicação do ensino. “A realidade de Goiás não destoa muito das outras regiões do país, mas o que mais percebemos aqui é que, no geral, as faculdades focam na teoria e esquecem-se de relacioná-la a prática. Isto quer dizer que eles não partem de situações concretas e, quando os alunos se formam, não sabem como aplicar os ensinamentos na vida profissional”, explicou.



   O MEC (Ministério da Educação) publicou na manhã desta sexta (6), no Diário Oficial da União, a lista com os cursos que tiveram seus vestibulares suspensos, após avaliação insatisfatória.Na lista constam três universidades paraibanas.
Está suspenso o vestibular do curso de ciências contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes e da Faculdade de Campina Grande.E o de turismo do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP).
   De acordo com os dados, o curso de turismo do IESP obteve 1,81 de Conceito Preliminar do Curso (CPC) em 2012, onde a nota mínima exigida pelo órgão é de tês CPC.
   O MEC avaliou neste ano 8.184 cursos de ensino superior, divididos em dez carreiras de bacharelado e seis tecnológicas. Entre elas, por exemplo, estão direito, administração, relações internacionais, psicologia e comunicação social.
   Em todo o país, 270 cursos de ciências humanas e sociais aplicadas, 103 são cursos de administração, 38 de direito, 51 de ciências contábeis e 16 de comunicação social, deixam de oferecer 44.069 vagas no vestibular. Os cursos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design que tiveram notas repetidas abaixo de três, também serão punidos.
Dos 270 cursos com vestibular suspenso, 152 poderão reabrir seus vestibulares após um acordo de melhorias com o ministério.
Consulte a relação de instituições com vestibulares suspensos

Nenhum comentário:

Postar um comentário